A sarja é constantemente confundida com outros tecidos e muitas pessoas costumam ter muitas dúvidas a respeito desse tipo de tecido, sobre suas aplicações, composição e tudo o que envolve o trabalho de confecção com este tecido que é amplamente utilizado em nosso vestuário cotidiano. Pensando nisso, a Empório dos Tecidos decidiu trazer para você tudo o que você precisa saber sobre este tecido. Confira!
O que é a sarja? Quais são as principais características?
A sarja surgiu na Europa, no final do século 14, como uma espécie de tecido que misturava lã, seda e linho. O nome é derivado do termo “sarge” que tem como tradução “sargento”, visto que, naquela época, a sarja era um tipo de tecido forte, entrelaçado, muito usado na confecção de roupas militares e outros tipos de vestuários para o frio, como peças como ternos, casacos e gabardinas.
Depois, surgiu a sarja francesa, que era uma variação mais macia e leve, que já era um tecido que oferecia mais qualidade para confecção dos vestuários.
Atualmente, com a evolução das técnicas na fabricação dos tecidos, a sarja se apresenta como um tipo de tecido com ligamentos constituído por linhas diagonais de ambos os lados, feitas com a trama dois para cima e dois para baixo.
Hoje, basicamente, ela é composta exclusivamente de algodão com uma porcentagem de elastano, o que a torna mais encorpada e bem estruturada, ideal para confecção de blazers, vestidos, saias, bermudas e calças e confere a essas vestes um pouco de flexibilidade e mais leveza.
Com essa ligação entre trama e urdume, devido às suas formas diagonais, a sarja é um material têxtil maleável e resiliente, sendo até mais resistente que tecidos feitos com ligamento tela. Esse tecido também tende a absorver pouca sujeira, facilitando a sua lavagem. Além disso, todas essas características tornam as peças de sarja, além de muito mais leves, respiráveis, o que resulta em muito conforto durante o uso.
Sarja estica? Saiba as principais aplicações para o tecido
Os profissionais da costura dizem que afirmar que sarja é um bom tecido é algo extremamente redundante, já que a trama se apresenta como um das mais versáteis entre as muitas opções existentes no mercado atual. Na verdade, a indústria têxtil considera a sarja como uma das melhores opções para o trabalhos com costura de vestuários atualmente.
Isso por que é um tecido que possibilita ao profissional confeccionar uma grande diversidade de peças super confortáveis e que seguem as tendências da moda, agregando valor, estilo e personalidade e tornando cada coleção original.
Contudo, como a sarja tem uma porcentagem muito maior de algodão em sua composição, o que a torna respirável, leve e confortável, ela não oferece a mesma flexibilidade como o Denim, portanto, é um tecido que não é feito para esticar, apesar de ter uma porcentagem de elastano.
Qual a diferença entre sarja e jeans?
Hoje em dia, com o alto volume de produção de calças e bermudas de sarja, o tecido é constantemente associado a um tipo de jeans, visto que aparenta ter a mesma textura e padrão de cores, assim como as vantagens da versatilidade e do conforto para o dia a dia.
Mas é preciso entender que a sarja é um tipo de tecido diferente do jeans, assim como ela não apresenta todas as características do denim, ainda que tenha mais leveza e seja uma trama respirável e confortável.
Além disso, a sua constituição com tramas na diagonal faz com que o tecido seja muito mais durável e resistente, além de absorver menos calor e é por essas características que a sarja é uma tessitura ideal para produções roupas de meia estação.
Outra vantagem é que esse tecido pode ser encontrado com diferentes estampas e lavagens, apresentando visuais mais coloridos e vivos do que o jeans permite. É por esse motivo que a sarja tende a estar presente nas coleções de vestuários do outono e da primavera.
Vantagens de confeccionar peças de sarja
Justamente por serem muito leves, as roupas de sarja são peças perfeitas para combinação em diferentes looks. Apresentando uma incrível variedade de cortes e cores, as peças dessa tessitura compõem confecções desde as mais básicas até as mais sofisticadas, basta saber fazer as escolhas certas para combinar tons, cortes e acabamento.
Para os peças mais elegantes, por exemplo, a dica é investir no tecido mais clássicas com cores neutras. Já para a produção de vestidos, a sarja é ideal para os modelos mais justos, como os vestidos tubinho, por exemplo. Eles se adequam perfeitamente ao corpo feminino, sendo muito confortáveis e frescos, já que não retém tanto calor com a sarja.
Já no caso das saias , opte por confeccionar o modelo godê ou evasê, elas dão um volume natural ao quadril feminino. O blazer, que é aquela peça que nunca sai de moda, também podem entrar na sua produção, principalmente para oferecer uma terceira peça mais formal, mas que não aqueça muito.
Já para as calças, a sarja é uma opção que vai do formal ao casual com facilidade, já que é mais elegante que o jeans e menos que a alfaiataria, sendo um tecido muito buscado por acompanhar bem diferentes estilos. Ou seja, a sarja é um tipo de material que trás elegância e combina com uma infinidade de peças.
E aí, gostou de conhecer as características e aplicações da sarja na moda? Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido as suas dúvidas. E, para entender mais sobre o universo dos tecidos e das suas aplicações no mundo da moda, acompanhe sempre o blog da Empório dos Tecidos!