Combinação de cores: tudo o que você precisa saber!
A combinação de cores ao escolher roupas pode ser uma tarefa difícil para muita gente, por isso que, para facilitar esse processo, independente se você está montando uma vitrine com as novas coleções de sua loja ou está se arrumando para algum evento, é indispensável conhecer como a paleta de cores, círculo cromático e as colorações das roupas funcionam.
Para você ficar por dentro dessas dinâmicas tão úteis, nós da Empório dos Tecidos preparamos esse conteúdo para tirar suas dúvidas e dar algumas dicas fundamentais, que não podem ficar de fora no momento de montar um look de vitrine, ou até para se arrumar no cotidiano!
O que é o círculo cromático?
O círculo cromático, em seu formato de pizza, com 12 partes, possui combinações de cores com suas características em situação de contraste, luminosidade, saturação e sombra. Ele existe para ser uma ferramenta de diversas áreas, desde a arquitetura, fotografia, audiovisual, design e, nas roupas desempenha uma função muito importante.

- 3 cores primárias: amarelo, azul e vermelho;
- 3 cores secundárias: laranja, verde e roxo;
- 6 cores terciárias: vermelho-arroxeado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, vermelho-alaranjado, azul-esverdeado, azul-arroxeado.
Elas se formam com a combinação entre si, o que também acontece na hora de combinar elementos específicos, como as roupas.
Como combinar roupas usando o círculo cromático?
Na moda há diversas maneiras de combinar looks diferentes, isso porque as cores quando são unidas de maneira inteligente, explorando os elementos do círculo cromático, entregam visuais surpreendentes. Em muitos casos, pode ser que a pessoa tenha muitas cores no guarda-roupa, mas não consegue combinar nenhuma peça, porém, você sabia que no círculo cromático existem 4 combinações que criam possibilidades especiais para explorar e dar harmonia entre as cores?
Pois é, por isso que em determinados visuais do mundo da moda são referências nos filmes de Hollywood, isso porque até mesmo no audiovisual é necessário equilibrar e harmonizar as cores para gerar uma comunicação informativa, uma vez que as cores transmitem mensagens. Se você quer começar a estilizar as cores de suas roupas, então siga essas 4 harmonias do círculo cromático.
1- Visual Monocromático
Como dissemos, o círculo cromático contém 12 partes, e em cada uma delas uma cor e seus tons, no caso do visual monocromático vamos usar apenas uma fatia dessa “pizza de cores”. Por exemplo, em um visual monocromático azul, há tonalidades do azul escuro até o claro, e é possível explorar tecidos diferentes para agregarem com texturas diversas.

A cor azul, juntamente com suas variações, gera sombras e luminosidades. Deixando todas as peças seguindo essa fatia de azul, você consegue ter um visual monocromático, desde que inclua texturas as quais ajudam a tirar a monotonia de apenas uma cor – que se for elencada com os tecidos certos ficam muito bem harmonizados – e entregando personalidade na composição geral.
2- Cores Complementares no visual
Essas cores ficam opostas entre si no círculo cromático, ou seja, a cor oposta do verde seria a vermelha, e elas se complementam. Acaba se tornando uma mistura um tanto quanto inesperada, mas que acaba criando uma identidade bem construída no look. Isso se estende também para os acessórios que podem seguir a mesma linha de combinações.

A regra das cores complementares é explorar as vivacidades de cada uma, assim ir deixando em cada elemento um destaque. Uma dica é ter as peças de roupa todas monocromáticas, enquanto o calçado e os acessórios podem conter a cor complementar, isso vai salientar ainda mais todo o visual.
3- Cores análogas no visual
No círculo cromático as cores análogas ficam ao lado uma da outra, isso pode manter o contraste em evidência, mas mesmo com uma proposta mais despojada, se escolher as cores que mais combinem com o momento, você adere à um estilo super descolado, que também pode ser modificado para um formal com determinados acessórios ou tecidos.

Na dica para montar um look análogo, você pode usar a fatia do vermelho, que fica próxima do roxo, assim, as duas cores dão uma alegria contrastante ao look, enquanto a cor roxa também fica vizinha do laranja, podendo ser extremamente harmonizadas entre peças.
Para o visual formal, nesse caso, indicamos usar o verde e o azul escuros, assim, você pode incluir os acessórios em azul para gerar uma propriedade maior na composição.
4- Tríade ou mias cores no visual
Na harmonia tríade ou com mais cores, encontra-se peças inusitadas, isso porque contém cores diversas, que quando são unidas, transformam todo o visual em alegria com muita vivacidade. O segredo de quem usa da tríade como composição e harmonização visual é ousar, visto que é uma combinação que chama atenção, podendo intercalar entre o laranja, vermelho e azul, ou até incluindo algum acessório verde.

Independente de qual seja a combinação com a tríade, saiba que é possível ir incluindo esse mix de cores conforme o seu humor ou a ocasião, lembrando que nas cores frias a proposta é pacífica ou mais introspectiva, enquanto as cores quentes trazem um toque mais romântico e sensual.
Agora que você aprendeu como funciona o círculo cromático use dessas dicas para começar a unir suas peças de roupa e testar esse método de combinação para agregar enquanto você estiliza seu visual. Não deixe de acompanhar nossos outros conteúdos! Até a próxima!