Como ganhar dinheiro com artesanato? Veja 5 dicas incríveis

O artesanato existe desde o período neolítico e, por milhares de anos, é uma das diversas formas de expressão artística e de renda de várias pessoas do mundo todo. É possível utilizar materiais que se encontra em casa, objetos recicláveis, tecidos e muitos outros itens que podem dar forma a um artesanato.

Se você precisa de uma renda extra ou quer ganhar dinheiro exclusivamente com suas artes, nós da Empório dos Tecidos preparamos este conteúdo com 5 dicas especiais para você começar a lucrar com ideias de artesanatos incríveis. Então, se você não está por dentro das tendências que rodeiam o mundo dos artesanatos, agora você confere com a gente as principais.

5 ideias para lucrar com artesanato

Muitas pessoas realizam artesanato como hobby, mas acabam lucrando com ideias simples, outras vivem de artesanato e produzem todos os dias para gerar sua renda mensal. Assim como todo trabalho, o artesanato tem seus desafios, mas não deixa de ser uma atividade prazerosa e relaxante que encanta cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Para vender, as peças podem ser divulgadas na internet para conseguir ainda mais públicos ou em feiras e eventos de artesanato. Entre as diversas ideias de artesanato, algumas se destacam no mercado:

1- Caixas decoradas

artesanato caixa de mdf forrada com tecido tricoline de poá preto

As caixas decoradas podem ser de diversos tamanhos e, geralmente, são produzidas em MDF. Você irá precisar de peças em MDF que são coladas entre si para formar uma caixa, ou os modelos encontrados já com o formato e tamanho desejado. O ornamento fica por sua escolha, visto que podem ser decoradas com tecidos colados, fitas de cetim, pinturas com tintas e outros – e é a decoração que vai definir o uso e o valor de cada peça.

Tudo vai depender de qual o seu objetivo, já que elas podem ser vendidas como lembrancinhas de aniversário, de casamento e até mesmo como porta joias e outros objetos em eventos de artesãos. Como as peças de MDF são versáteis, é possível criar prateleiras e até outros itens mais elaborados, então libere sua criatividade!

2- Pintura em tecido

pintura à mão em short jeans e fralda infantil

Quando pensamos em pintura de tecido, logo vem em mente os panos de prato decorados, mas também é interessante realizar pinturas em fraldas de pano dos bebês. Nessa última opção, para ter um lucro ainda maior, você pode unir a primeira ideia de caixinha de MDF para montar um kit para bebê, assim, poderá incluir nele a fralda de pano pintada e outros objetos de sua escolha.

Nada melhor do que um objeto personalizado e as toalhas de banho, de mesa, entre outras são usadas diariamente, então, se estiverem com alguma ilustração, mensagem ou o nome da pessoa, ficam ainda mais interessantes. Utilize tinta acrílica para realizar a pintura com as cores e pinceis que desejar para sua arte ficar da forma que você imaginou.

Se não tiver tantas habilidades para desenhar, sugerimos que você busque por ideias de ilustrações e imagens na internet para usar como referência. Depois de imprimir suas ideias, use um papel carbono para desenhar os moldes no tecido e pinte em seguida com suas tintas escolhidas.

3- Bonequinhos de feltro

artesanato abacates de feltro e papai noel de feltro

O feltro é um dos tecidos mais maleáveis para realizar artesanato e os materiais que você irá precisar para fazer bonequinhos de feltro são simples: os próprios moldes dos bonecos ou objeto que pretende replicar, cola quente, linhas de costura (com as cores do feltro), agulha, tesoura, fibra para enchimento, palito de churrasco para colar depois de pronto, pedras e tecidos.

Usando os moldes escolhidos, basta colar a base no palito de churrasco e ir incluindo os itens aos poucos. Não se esqueça da fibra de enchimento para dar corpo e volume para seu artesanato. Depois de costurar, você pode usar o mesmo molde para confeccionar diversos bonequinhos para vender como lembrancinha.

Uma dica é realizar encomendas de pelo menos 50 unidades, assim, você não gasta tanto tempo confeccionando e consegue lucrar um valor considerável em cada pedido.

4- Lembrancinha de EVA

lembrancinha de e v a personagens dos vingadores

O EVA é um material barato e que consegue ser utilizado de várias formas. Assim como o feltro, você pode imprimir moldes e riscá-los e depois cortá-los, a diferença é que, ao invés de usar linhas para costurar, você precisará de cola quente ou alguma especial de EVA. Os desenhos podem ter detalhes realizados com canetas e recortes colados com EVA de outras cores.

Da mesma forma que eles podem ser vendidos por encomenda, é possível definir um pedido mínimo para você lucrar uma quantidade considerável. Para precificar, tenha os valores dos materiais em mãos e some com o valor de seu serviço, deixando margem para lucro.

5- Bordados com fita de cetim

bordado floral feito de fita de cetim em toalha branca

As fitas de cetim são ideias para enfeitar toalhas, almofadas, panos de prato e muito mais. Adquira o material que vai usar e costure com linhas da mesma cor do tecido escolhido. Se você preferir, poderá também incluir alguma ilustração, seguindo a dica de pintura de tecido, assim seu artesanato fica ainda mais personalizado e criativo.

Essas peças podem ser vendidas separadas ou em conjunto, como em modelos com os dias da semana, para serem usados como pano de prato, e até nas fraldas de pano das crianças. Aproveite as caixinhas de MDF e inclua esses bordados também!

Outros artesanatos fáceis de vender

Agora que você conheceu as 5 ideias principais de artesanato, saiba que existem infinitas outras possibilidades, já que os materiais para montar um artesanato podem variar, desde os recicláveis até os pequenos objetos que se transformam em artes incríveis. Aqui vamos deixar mais algumas dicas extras que podem completar sua linha de produtos artesanais confeccionados por você:

  • Luminárias com materiais recicláveis;
  • Lembrancinha de biscuit;
  • Sabonetes artesanais;
  • Encadernação artesanal;
  • Peças em crochê;
  • Velas artesanais.

Viu só quantas variedades que são possíveis com o artesanato? Esperamos que tenha gostado desse conteúdo. Não deixe de conferir nossos outros posts com ainda mais ideias e dicas exclusivas aqui no Blog da Empório dos Tecidos. Até a próxima!

Deixe um comentário