O mundo da moda é imenso, são tantos estilos de roupas, tecidos, modelagens, padronagens, enfeites e acessórios que nem sempre se conhece tudo. Mas pessoas apaixonadas por moda e que mexem com modelagens e costura precisam conhecer, pelo menos, as opções de modo geral para criar, personalizar e usar, certo? Conhecendo isso, você vai aprender a fazer mais combinações e harmonizar qualquer peça que tiver.
É por isso que o blog da Empório dos Tecidos montou uma lista de estilos de vestuário para que você possa se inspirar em costurar peças incríveis com aquele toque único que só a sua personalidade tem. O que acha? Vamos lá!
A importância de conhecer estilos de roupas diferentes
Entrar naquele “cantinho do conforto” em muitas situações é muito comum, ainda mais quando se fala da moda, certo? Ela é muito mais do que colocar uma roupa porque é necessário, mas expressa seus gostos, sua identidade, às vezes, o grupo social e a cultural dos quais você participa. E isso não é nenhum problema!
Só que você pode abrir um mundo de possibilidades, seja de forma pessoal ou profissional, conhecendo outros estilos de roupas. Costureiras precisam conhecer muitas modelagens, tecidos, linhas e técnicas, não é? Assim elas conseguem fazer tudo! Saber quais são os modelos de roupas diversas vai ajudar a criar composições de looks, confeccionar peças, entre outras coisas.
Bem, agora que você já sabe, chega de papo, né? Confira quais são os 22 estilos mais conhecidos de roupas:
1. Formal
O estilo formal é aquele que envolve roupas de gala, ou os famosos vestidos longos de cetim e outros tecidos macios, ternos, smokings, camisas e por aí vai. Ele é mais usado em ocasiões elegantes e sofisticadas, como um casamento, uma festa de formatura ou de aniversário que exige trajes formais, entre outros.
2. Clássico
O estilo de roupa clássico pode ser confundido com o formal. Apesar de trazer modelagens e tecidos mais elegantes e de primeira qualidade, esse estilo pode ser usado para trabalhar, por exemplo, quando o código de vestimenta é meio “esporte fino”. Alguns exemplos são vestidos secretária, saias tubinho, camisas, calça de alfaiataria, blazers, entre outros.
3. Casual
O estilo de roupa casual é aquele que usamos no dia a dia, é mais básico e confortável. As peças principais são camisetas, jeans de modelagens diferentes, regatas, bermudas e assim por diante. Apesar de mais básico, essas opções de roupas podem compor um visual charmoso e com personalidade.
4. Minimalista
O minimalista, como o nome já diz, é o famoso “menos é muito mais”. Então, as roupas são mais básicas, com tons neutros em predominância e o uso de poucos acessórios. A vantagem desse estilo é que uma peça pode compor vários visuais, por isso, quase sempre, o guarda-roupa não é tão cheio.
5. Vintage
O estilo vintage é composto por looks com roupas que possuem 20 anos ou mais, geralmente encontradas em brechó ou passadas à frente pelas avós e mães. Essas peças têm um charme único e criam um visual bem interessante e diferente, que varia entre o clássico e o casual. Camisas coloridas não faltam nesse estilo!
6. Retrô
Muitas pessoas podem confundir os estilos vintage e retrô, mas eles possuem algumas diferenças. Por exemplo, o vintage é literalmente usar roupas antigas, já o retrô traz essa ideia de antiguidade, mas com um toque de modernidade. Alguns exemplos são saias rodadas de tamanho midi e camisas com gola Peter Pan.
7. Romântico
O estilo romântico tem muita delicadeza e sofisticação em cada peça, essas marcadas por tons pastéis e neutros. Vestidos e saias plissadas e godê são as peças mais comuns do estilo, com blusinhas delicadas com aplicações de renda ou pedrarias. Estampas florais também são muito comuns em peças românticas.
8. Comfy
O comfy transita entre o casual e o oversized. Os visuais são compostos com o intuito de trazer conforto, por isso são confeccionados em moletom e algodão. Calças largas, blusas de moletom com capuz e camisas grandes são marcas desse estilo, e acessórios podem ser usados para tornar os visuais mais destacados.
9. Sexy
Sexy sem ser vulgar, temos nas roupas! O estilo de roupas sexy possui muitas peças com detalhes diferentes, como aplicações em renda, transparências, decotes e fendas. As paletas de cores mais usadas nos tecidos são vermelho e preto.
10. Street
O estilo das ruas nasceu das produções de marcas voltadas para esportes radicais urbanos, como o skate, e na arte do grafite. As modelagens são mais largas e possuem estampas variadas, além de ser muito confortável. As peças-chave são moletons, camisetas e calças de tamanho oversized, ou seja, mais largos e compridos.
11. Swag
O estilo swag lembra muito o street, porém traz muito mais ostentação e personalidade, peças que se destacam mesmo e chamam atenção. Ele surgiu com os grandes rappers nos Estados Unidos e se espalhou rapidamente entre os jovens e adultos apreciadores desse estilo musical.
12. Glam
A intenção desse estilo é ousar com combinações de diferentes estampas e ficar despojada. O uso de animal print e tecidos diferentes é muito comum, ainda mais quando esses possuem cores mais vibrantes.
13. Hipster
O estilo de roupa hipster é ideal para aquelas pessoas que gostam de peças mais descoladas e estilosas. Calças de cintura alta, camisas diferentonas, tênis, coturnos, botas e acessórios sustentáveis, como uma ecobag, são os mais comuns.
14. Tomboy
Tomboy é aquele estilo que usa peças direcionadas ao setor masculino para compor looks femininos. Há a presença de muita calça de alfaiataria, camisas mais sociais e sapatos Oxford. Suspensórios e chapéus são comuns em composições de looks.
15. Boho
O boho é sinônimo de personalidade, conforto e estilo. As peças que o compõem são confeccionadas em tecidos naturais, que são mais leves e frescos, como blusas com cordões entrelaçados, shorts mais soltinhos, bolsas artesanais, entre outros. É algo bem descontraído e fora do “padrão”.
16. Esportivo
Esse é um dos mais conhecidos e comuns, principalmente para pessoas que possuem uma vida ativa com a prática de exercícios. Suas peças são calças leggings, moletons, tênis, camisetas dry fit, entre outros. Mas existem pessoas que também optam por esse estilo por ser bem confortável.
17. Folk
O folk é um estilo de se vestir baseado na cultura indígena norte-americana, com tecidos mais grossos e pesados, formas étnicas, franjas, desenhos tribais e cores mais vivas e tons terrosos. É possível criar looks casuais ou mais sociais com eles, basta combinar as peças certas.
18. Indie
As peças indie são inspiradas nos modelos dos anos 80 e 90, com calças bem mais largas e blusinhas e croppeds mais justos. Calças wide leg são muito usadas para compor visuais ou as bocas de sino também. Nos pés, tênis com aparência mais pesada se destacam.
19. Rocker
Mistura de peças que remetem ao rock e ao punk, como camisetas de banda, jeans escuros e rasgados, coturnos, acessórios com spikes e maquiagens mais pesadas. Além disso, normalmente são mais justas, em cores pretas e há predominância de elementos em couro, principalmente jaquetas.
20. Urbano
O estilo urbano está entre o casual e o street. São peças mais “simples”, mas que também possuem personalidade. Jeans, tênis e camisetas ou camisas básicas são bem utilizados. A intenção é ser versátil e confortável para o dia a dia.
21. Grunge
O estilo de roupa grunge pode ser conhecido como “largado” também, com muitos elementos dos anos 90, como jaquetas, camisas xadrez, coturnos mais pesados, além de modelagens mais largas e predominância de tons pretos.
22. Geek
O estilo de roupas geek é muito utilizado pelos jovens de hoje em dia que gostam de jogos de RPG, desenhos orientais, revistas em quadrinhos e consomem outros elementos dessa cultura “nerd”. As peças mais comuns são suéteres sobrepostos a camisas com gola, camisetas com estampas de jogos e personagens importantes, saias godês, meia-calça e outros acessórios.
Além de estilos únicos que cada pessoa cria pensando em sua personalidade e gostos. São muitas peças diferentes, mas todas essas se ligam aos anos de história de moda, elementos culturais, convívio em sociedade e muito mais.
Para quem gosta de trabalhar com modelagens, seja confeccionando suas próprias roupas ou fazendo disso uma atividade profissional, conhecer essas opções diferentes de visual ajuda muito, certo? Com os tecidos certos, é possível criar muitas possibilidades!
Agora que já conhece quais são as opções, não deixe de colocar a mão na massa e começar a criar. Aqui no blog da Empório dos Tecidos, você vai ler sobre dicas de moda, informações valiosas sobre tecidos diferentes e muito mais. Não deixe de nos acompanhar!