Qual a melhor máquina de costura? Saiba como escolher!

Se você busca pela melhor máquina de costura, sabe que é preciso analisar cada característica dela antes de adquirir a sua, visto que muitas vezes o preço pode não compensar pela qualidade. Nesse sentido, quem está começando a costurar precisa considerar as necessidades e finalidades ao escolher algum modelo.

Para quem já é experiente na costura e busca um modelo para atualizar, também é necessário escolher bem para conseguir um custo-benefício de qualidade. A Empório dos Tecidos preparou este conteúdo para tirar suas dúvidas sobre a melhor máquina de costura para você!

Para ganhar dinheiro com artesanato ou com costura, é preciso possuir equipamentos que ajudem em sua otimização de tempo, além da qualidade, e a gente vai te ajudar com isso! Vamos lá?!

Escolhendo o tipo de máquina de costura

Como as máquinas de costura possuem muitas funções, escolher a certa pode parecer complexo, pois suas especificações podem ou não serem levadas em consideração. Se você precisa de uma máquina que atenda a suas demandas de costura diárias para trabalho ou hobby e saber alguns pontos menos técnicos já tiram suas dúvidas.

Para iniciar, é preciso saber a finalidade que ela terá, já que cada função do equipamento auxilia em serviços diferentes. Defina para qual tipo de tecido você mais usará, o quanto precisará dela durante o dia e assim pense se terá um modelo de máquina de costura eletrônica ou mecânica:

Vantagens da Máquina de Costura Eletrônica

mulher costurando em máquina de costura eletrônica

A máquina de costura eletrônica auxilia a otimizar seu tempo com versatilidade, pois em sua grande maioria recebem um painel localizado na lateral ou em outro ponto de seu equipamento. Esse painel eletrônico deixa a máquina precisa, na largura ou comprimento do ponto que você escolheu.

Além disso, possuem uma resistência excelente para costurar tecidos mais grossos, assim como mantém seu trabalho ainda mais profissional. A praticidade desse modelo ajuda também quem possui muitas demandas, visto que deixa os trabalhos mais versáteis e eficientes.

Vantagens da Máquina de Costura Mecânica

foto aproximada de máquina de costura mecânica da marca singer

A diferença entre a máquina de costura eletrônica e a máquina de costura mecânica é relacionada principalmente com o método de seleção de pontos. No caso das eletrônicas, a seleção é feita pela tela de LCD para acessar os mecanismos, enquanto as máquinas de costura mecânicas realizam a configuração da costura por meio de um botão que modifica o comprimento ou a largura do ponto.

A máquina de costura mecânica também possui uma alavanca, a qual proporciona um outro método de seleção para alterar os pontos. A função dessa alavanca é definir o ponto de costura, que deve depois ser finalizado com o botão, modificando as medidas do ponto. Desse modo, você têm controle direto dos ajustes, evitando qualquer erro com programação da máquina e tecnologia.

Qual a máquina de costura indicada para iniciante?

Se você está começando a trabalhar com artesanatos ou costura, indicamos que adquira o modelo eletrônico, visto que consegue desempenhar uma funcionalidade mais ágil. Mas eles também te privam de conhecer a prática das máquinas mecânicas, então, conforme avançar, estas podem ser uma opção.

As máquinas mecânicas também entram como dicas de costura da Empório dos Tecidos, assim você inicia suas costuras com um conhecimento mais amplo do modelo clássico e, quando precisar, faz a atualização por uma eletrônica.

Além disso, o preço dos modelos mecânicos são menores, então também considere o valor do investimento. Se quiser aprender a costurar com uma máquina de costura clássica e equipada, as mecânicas atendem às suas demandas, porém, se preferir uma agilidade maior e precisão automatizada, as máquinas de costura eletrônicas são ideais.

Máquina de costura profissional

foto de ateliê de costura com máquinas profissionais

Depois que você passa alguns anos costurando, percebe que sua máquina pode não estar dando conta de seus serviços, ou precisa de um modelo mais eficiente e surge a oportunidade de adquirir uma nova. Nesses momentos, opte por um modelo profissional, seja ele eletrônico ou mecânico.

Os modelos profissionais também são mais caros, porém o custo-benefício vale a pena, e por existirem tantos disponíveis, opte por uma marca que você conheça ou que tenha boas avaliações.

Máquina de costura portátil, vale a pena?

Além dessas opções, você também pode investir em uma máquina portátil, tendo seu equipamento em todos os lugares. Os modelos portáteis são opções para quem realiza muitos serviços de costura e eventualmente precisa se deslocar, o que facilita com uma máquina portátil.

Qual máquina de costura escolher?

Depois de ter suas necessidades definidas, fica mais fácil colocar seus planos em prática, escolha entre o modelo portátil, eletrônico ou mecânico e adquira a máquina que melhor te oferecer um custo-benefício bom. A dica é saber se suas costuras são mais domésticas ou profissionais.

Não há necessidade de investir muito caro em uma máquina de costura profissional de início, mas se tiver oportunidade tenha em mente a quantidade de pontos de cada uma, assim como as fileiras, sendo quanto mais fileiras, mais resistente a máquina será ao costurar tecidos mais grossos.

Agora que você aprendeu algumas dicas de como escolher sua máquina de costura, a Empório dos Tecidos te convida para acompanhar nossos outros conteúdos que vão te ajudar com ainda mais informações. Aproveite para saber quais opções de tecido de alfaiataria escolher e aprimore seus conhecimentos com tecidos diversos.

Deixe um comentário